A emoção do destino
Voltar à lista de destinos

Covilhã a Solo

Entre no nosso mundo
Covilhã a Solo
Covilhã a Solo

O roteiro “Covilhã a Solo” é que aquele que permite cobrir a maior área geográfica da cidade da Covilhã, do vale da ribeira da Carpinteira, ao vale da ribeira da Goldra. Ao mesmo tempo e como em todos os roteiros concebidos, este também é intermodal, permitindo ligar-se aos outros dois, caso o cliente pretenda. Ao ter esta extensão é o mais indicado para ser realizado a solo, sendo a gestão do tempo tomada individualmente. A sua extensão permite abarcar diferentes temáticas, diferentes vivências e obter experiências em maior número. Numa perspectiva de turista, aconselhamos a temática fabril dos dois núcleos principais (Carpinteira e Goldra). A imponência dos edifícios que serão alvo das máquinas fotográficas. Olhar para eles, fechar os olhos e imaginar o dia-a-dia, o som das máquinas e o frenesim dos operários. Edifícios temporais, com pormenores arquitectónicos únicos no país e suportados por estruturas ímpares criados pelas gentes covilhanenses. (ex. Estendedores de lã, râmolas de sol, chaminés fabris).

As vivências e modo de vida dos operários. Sentir o verdadeiro bairro operário e as suas vielas estreitas e sombrias. Reviver o seu modo de vida pobre e difícil, acarretando coragem e sofrimento que como o seu suor e lágrimas construíram toda uma cidade. (Bairro Operário).

O sentir o pulsar das lutas operárias e das associações de classes, com estórias e episódios dignos de séries de TV. A luta ainda continua… (Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa).

Conviva, fale e conheça as gentes locais através dos seus negócios familiares e bairristas. Deixe-se contagiar pelas suas peripécias e acontecimentos e reviva profissões em desuso e produtos raros ou ícones. Acredite que não se vai fartar. (ex. Drogaria Moderna; Barbeiro Tradicional; A Tentadora; Cinco Atelier, entre outros).

Conheça a história que a cidade transpira, quer ao nível de edifícios culturais (ex. Casa dos Magistrados e Casa das Morgadas), como dos edifícios religiosos. E isto é só o início… (ex. Igreja de St.ª Maria ou Capela de Stª Cruz / Largo do Calvário).
MAPA

Partilhar 

Outros destinos

Caminhos Pedestres

Caminhos Pedestres

Roteiro Automóvel

Roteiro Automóvel

a arte saiu à rua

A arte saiu à rua

Covilhã em Família

Covilhã em Família

Covilhã Selfie

Covilhã Selfie

Covilhã a Dois

Covilhã a Dois